Em São Tomé e Príncipe os idosos são um grupo social marginado; tendem a ser os últimos em receber qualquer recurso como alimentos, água potável, saneamento básico e protecção social. A exclusão de idosos é uma das consequências da pobreza nas famílias, que se agrava pelo aumento de casos de intolerância e acusações de feitiçaria. Esta exclusão é também a causa principal do elevado índice de pobreza das pessoas idosas. Paralelamente, os idosos são quem mantêm maioritariamente o forro, uma língua em risco de desaparição, que já não se transmite de pais à filhos nem se contempla na educação nem na administração do país.
Neste contexto, emerge a pergunta de se trabalhar pela integração de idosos através da revitalização do forro teria um impacto positivo, e se uma das técnicas para o conseguir poderia ser a legendagem em português de vídeos nos que os protagonistas fossem idosos a falarem forro. A fim de averiguá-lo, três idosos foram entrevistados em forro sobre a sua percepção da sua condição social, do forro e das tradições do país. O resultado destas entrevistas foi condensado num vídeo duns 12 minutos que foi mostrado a 16 pessoas não idosas. Estas pessoas também foram entrevistadas para esclarecer a sua opinião sobre as questões que se colocam no vídeo, mas também para conhecer a sua percepção da legendagem. Por último, três grupos de especialistas em Tradução Audiovisual, Cooperação Internacional e Cooperação Linguística, foram consultados para ter uma perspectiva profissional sobre as possibilidades da legendagem na revitalização do forro e, por sua vez, na integração de idosos.
Os resultados apoiam a iniciativa, porquanto se identifica nos entrevistados não idosos uma percepção positiva da legendagem, que seria útil na aprendizagem do forro e na valorização dos conhecimentos dos idosos; da necessidade de trabalhar em favor dos idosos e na recuperação e a protecção da cultura do país; e uma boa disponibilidade à revitalização do forro sempre que seja de forma amena. Os resultados da consulta com os peritos indicam que a proposta seria positiva para os idosos, porque dais-lhes um rol na sociedade e uma nova valorização; também para a revitalização da língua, porque contribuiria a sua normalização e aprendizagem, enquanto forme parte dum plano organizado com mais técnicas de trabalho diferentes para abordar a situação de maneira multidisciplinar.
As conclusões relativas à situação dos idosos retiradas das contribuições de todos os participantes indicam, entre outras questões, que faria sentido desenvolver projectos que visassem trabalhar com crianças e famílias para retornar aos idosos o antigo rol que tinham na sociedade e mostrá-los como fonte de sabedoria insubstituível e merecedores de respeito e atenção; e que se identifica uma relação entre a situação dos idosos, a situação do forro e a perda dalgumas tradições do país. Estas considerações reforçam a proposta de trabalhar de forma transversal em favor dos idosos, na revitalização linguística e na recuperação das tradições, e a legendagem de vídeos com esta temática é uma ferramenta que permitiria combinar os três aspectos.
Palabras clave
Ponencia Online
Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia
Deja tu comentario
Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.