O incremento da ciência e tecnologia ao serviço da sociedade, impulsionado, entre outros factores, pelo empenho constante do ser humano de enfartar o seu interesse pela valorização crescente do conhecimento na solução de problemas urgentes da sociedade tem resultado na aparição de vários e impressionantes cursos aliados a Cultura Física e Desporto. As evidências apontam que a identidade docente é prioritariamente discutida a partir dos tempos e espaços das histórias de vida para melhor compreender as múltiplas identidades possíveis e encontradas na trajectória profissional. Portanto, a construção da identidade docente é um processo biográfico e relacional de reapropriação crítica das experiências vividas ao longo da vida. Neste sentido, o presente ensaio propõe-se a flectir sobre identidade profissional do professor de Educação Física e Desporto no contexto moçambicano, alguns desafios actuais na formação académica, na intervenção pedagógica, investigativa e seu lugar na sociedade moçambicana. Logo, estamos diante de um exame sobre a responsabilidade profissional na promoção de mudanças no contexto social que afectam todos os domínios da práxis-humana, motivado, fundamentalmente, pelo moderno significado do desporto. O bem-estar social através do desporto, o compromisso ético para com a qualidade de vida e a saúde, bem como a responsabilidade para preservar o direito à prática do desporto em todos os níveis, da formação básica ao alto rendimento.
Palabras clave
Ponencia Online
Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia
José Ramón Trillo
Comentó el 23/05/2021 a las 18:38:30
Estimado Clemente.
Enhorabuena por su ponencia.
Me surge una duda con respecto a su trabajo. ¿Piensa qué el deporte puede ser una herramienta de unión y comunicación entre sociedades y culturas?
Muchas gracias
José Ramón Trillo
Responder
Clemente Afonso Matsinhe
Comentó el 26/05/2021 a las 10:37:50
El deporte es un elemento universal en todas las culturaspor outro lado el deporte es muy popular sobre todo entre los jóvenes, las estadísticas muestran que el 61% de ellos entre 15 y 24 años participan regularmente (al menos una vez a la semana) en las actividades deportivas. Otra razón por la que se incluye el deporte es que este proporciona oportunidades de interacción social a través de las cuales pueden desarrollar los conocimientos, habilidades y actitudes necesarias para su plena participación en la sociedad civil.
No hay derechos humanos para la cultura y el deporte como tal –de la misma manera que sí existe el derecho a la vida y al trabajo. Sin embargo, sí tenemos derecho a disfrutar de la vida cultural y los derechos en el deporte ya que esto está relacionado con los derechos a la educación y la salud.
Responder
Fabio Bezerra de Brito
Comentó el 21/05/2021 a las 03:58:58
Parabéns, Clemente, pela sua apresentação e pela relevância de sua pesquisa. Eu sou professor e estou na fase de "renovação da carreira", com 20 anos de docência. Gostaria de saber um pouco mais de questões de identidade ao longo da carreira docente e, se você tiver dados, da composição de gênero de professores de Educação Física e Desporto em Moçambique.
Responder
Clemente Afonso Matsinhe
Comentó el 26/05/2021 a las 10:53:52
Primeiro agradecer pelas questoes colocadas e a sua atencao em procurar perceber um pouco mais sobre a nossa ponencia.
Em relacao ao quarto ciclo de desenvolvimento profissional em educacao fisica ela integra professores ainda encantados com a docencia, defensores da causa docente, professores renovadores da actuacao profissional e comencam a palpar o conhecimento tacito.
Sobre os dados da composição de gênero de professores de Educação Física e Desporto em Moçambique não disponho de dados neste preciso momento, mas gostaria de ilucidar que nos ultimos anos as instituicoes de formacao tem prestado atencao a questoes de genero durante o processo de admissao.
Responder