RESUMO: O absenteísmo, enquanto ausência do empregado ao trabalho, é um fenómeno complexo e de etiologia múltipla, que inclui tanto causas individuais como fatores relacionados com próprio ambiente e a organização laboral. O envelhecimento e as próprias condições de trabalho podem ocasionar danos físicos e psicológicos que podem favorecer o absenteísmo nesse segmento profissional. OBJETIVO: O presente estudo tem como finalidade analisar as doenças que mais contribuem para o absenteísmo na população idosa dos servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo sobre absenteísmo-doença entre os servidores com mais de 60 anos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que recorre a uma abordagem quantitativa, retrospectiva dos afastamentos por motivo de doença desses servidores, no ano 2017, registados no Subsistema de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal-via Unidade SIASS. RESULTADOS: A análise dos idosos servidores do IFMA, mostrou que a maior parte dos afastamentos ocorre por doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (25%), seguido das doenças do aparelho circulatório (17,9%) e das doenças do olho e ouvido (10,7%). CONCLUSÃO: O estudo do absenteísmo-doença, ao ser legitimado como problema social, permitiu criar estratégias anti-discriminatórias e projetá-las à realidade de cada órgão membro da Unidade, visando proporcionar um ambiente adequado ao bem-estar de todos e, principalmente, da parcela crescente da população idosa, conduzindo a avanços na execução das tarefas e o consequente aumento do nível de satisfação do servidor.
Palabras clave
Ponencia Online
Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia
Fabio Bezerra de Brito
Comentó el 20/05/2021 a las 03:54:35
Parabéns pela pesquisa, tanto pela qualidade técnica quanto pela relevância social. Fiquei me perguntando sobre a incidência de casos de doença mental, sobretudo quanto a transtornos depressivos associados ao envelhecimento. Houve algum achado no campo de saúde mental?
Responder
Sandra Lea Lima Fontinele
Comentó el 20/05/2021 a las 20:16:18
Boa tarde Fabio, obrigada pelo interesse no nosso trabalho! Houve sim achados no campo da Saúde Mental, mas sem dados específicos quanto a transtornos depressivos. A distribuição dos motivos de afastamento para tratamento da saúde por transtornos mentais e do comportamento entre os servidores idosos foi de 10,6%.
Mais uma vez obrigada pelo interesse em nossa pesquisa!! Saudações
Responder