CÓD.S08-03 ONLINE

Quando o envelhecimento no trabalho é ocasião de comportamentos discriminatórios

RESUMO: O absenteísmo, enquanto ausência do empregado ao trabalho, é um fenómeno complexo e de etiologia múltipla, que inclui tanto causas individuais como fatores relacionados com próprio ambiente e a organização laboral. O envelhecimento e as próprias condições de trabalho podem ocasionar danos físicos e psicológicos que podem favorecer o absenteísmo nesse segmento profissional. OBJETIVO: O presente estudo tem como finalidade analisar as doenças que mais contribuem para o absenteísmo na população idosa dos servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo sobre absenteísmo-doença entre os servidores com mais de 60 anos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que recorre a uma abordagem quantitativa, retrospectiva dos afastamentos por motivo de doença desses servidores, no ano 2017, registados no Subsistema de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal-via Unidade SIASS.  RESULTADOS: A análise dos idosos servidores do IFMA, mostrou que a maior parte dos afastamentos ocorre por doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (25%), seguido das doenças do aparelho circulatório (17,9%) e das doenças do olho e ouvido (10,7%). CONCLUSÃO: O estudo do absenteísmo-doença, ao ser legitimado como problema social, permitiu criar estratégias anti-discriminatórias e projetá-las à realidade de cada órgão membro da Unidade, visando proporcionar um ambiente adequado ao bem-estar de todos e, principalmente, da parcela crescente da população idosa, conduzindo a avanços na execução das tarefas e o consequente aumento do nível de satisfação do servidor.

Palabras clave

Absentismo Condições de Trabalho Discriminação Envelhecimento

Ponencia Online

Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia

Ver el video en youtube


Firmantes

Los autores de la ponencia

profile avatar

Sandra Lea Lima Fontinele

Ver Perfil

profile avatar

Elvio Porto Pereira

Ver Perfil

profile avatar

Eduardo Duque

Ver Perfil


Preguntas y comentarios al autor/es

Hay 2 comentarios en esta ponencia

    • profile avatar

      Fabio Bezerra de Brito

      Comentó el 20/05/2021 a las 03:54:35

      Parabéns pela pesquisa, tanto pela qualidade técnica quanto pela relevância social. Fiquei me perguntando sobre a incidência de casos de doença mental, sobretudo quanto a transtornos depressivos associados ao envelhecimento. Houve algum achado no campo de saúde mental?

      Responder

      • profile avatar

        Sandra Lea Lima Fontinele

        Comentó el 20/05/2021 a las 20:16:18

        Boa tarde Fabio, obrigada pelo interesse no nosso trabalho! Houve sim achados no campo da Saúde Mental, mas sem dados específicos quanto a transtornos depressivos. A distribuição dos motivos de afastamento para tratamento da saúde por transtornos mentais e do comportamento entre os servidores idosos foi de 10,6%.
        Mais uma vez obrigada pelo interesse em nossa pesquisa!! Saudações

        Responder


Deja tu comentario

Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.